terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reporting de progresso (1)

A evolução da gestão de projecto e a necessidade de indicadores rigorosos da realização dos planos afirmou as métricas já usadas noutros paìses e fez que estas se tornem um assunto corrente nos grandes projectos, fora daqueles paìses onde o Valor Ganho já é aplicado. 
Eis as Métricas e Índices mais utilizados para medir a performance de projectos:
  1. Earned Value
  2. Percent Complete
  3. BCWS (Budgeted Cost of Work Scheduled) – Planed Value
  4. BCWP (Budgeted Cost of Work Performed) – Earned value
  5. ACWP (Actual Cost of Work Performed) – Actual Cost
  6. SV (Schedule Performance)
  7. SPI (Schedule Performance Index)
  8. CV (Cost Variance)
  9. CPI (Cost Performance Index)
Mas antes de realizarmos a abordagem da sua explicação, temos te compreender algumas ideias fundamentais na medida do progresso e na análise de valor ganho. Quando é necessário calcular a percentagem de conclusão de uma combinação de actividades de trabalho ou para todo um projecto é utilizada uma técnica essencial denominada «sistema de valor ganho». Podem ainda ser utilizadas designações como «valor alcançado», «valor concluído», «medida da quantidade física».image
O orçamento de projecto é expresso quer em horas/homem quer em euros ou dólares e o valor ganho está ligado directamente ao orçamento. Muxitos projectos estão constrangidos por orçamentos fixos, outros têm alguma folga ou orçamentos variáveis. As técnicas de valor ganho podem ser aplicadas em ambas as situações, muito embora haja diferença no detalhe da aplicação possível.
 

Gestão do Valor Ganho

O Valor Ganho é uma técnica que mostra com clareza onde é que estamos a obter Valor pelo Dinheiro. É um componente de grande importância nas Melhores Práticas de Gestão de Projecto e é obrigatório nos Estados Unidos e Austrália e começa a ser utilizado cada vez mais no Reino Unido. A técnica, em breve, identifica o valor do trabalho útil realizado num ponto dado do tempo, em todas as áreas em todos os níveis dentro do projecto. Por comparação com o plano original, o Valor Ganho pode ser usado para identificar outros parâmetros tais como tempo para a conclusão, custo para a conclusão e custos finais esperados. Permite, também, ao gestor do projecto identificar aquelas áreas do projecto que estão a correr bem, aquelas que estão com problemas e permite o cálculo de percentagem de progressos e índices de performance.
O Valor ganho pode ser usado em praticamente todas as situações de projecto e em quaisquer ambientes. Pode ser usado em grandes e em médios projectos, bem como em pequenos e em qualquer sector do mercado.
A boa gestão de projecto irá produzir bons dados de Valor Ganho e a gestão de projecto fraca produzirá dados pobres. Uma boa e competente interpretação e aplicação da técnica irá fornecer uma contribuição da maior importância para garantir o sucesso do projecto.
 

O que é que o valor Ganho faz?

Esta técnica quando aplicada com resultados fornece respostas simples a muitas questões como:
  • Quanto é que nos está a custar para obter cada unidade do valor previsto?
  • Quanto é que nos irá custar no fim?
  • Quando é que irá finalizar?
  • Onde é que estamos agora? Exactamente?
  • Onde estão as nossas áreas de problema?
  • Como é que este se compara com outros projectos?
Apesar de toda esta informação, o valor ganho não garante um projecto com sucesso. Só as pessoas podem fazer isso.

Post seguinte em “Que problemas estão associados com o Valor Ganho?”

Sem comentários:

Enviar um comentário