quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Acompanhar os Custos no Primavera P6

Está seguro que sabe como controlar os custos de agendamento em Primavera P6? Estamos familiarizados com o processo de atualização e acompanhamento de cronograma de atividades e seu progresso do ponto de vista do tempo, mas e então com o custo dessas atividades? Bem, o Primavera P6 tem funcionalidades disponíveis para realizar o controle do custo de mão de obra, equipamentos e recursos materiais. Também é possível acompanhar o custo das despesas específicas do projeto.

Neste post descreve-se o processo de acompanhamento do custo de recursos de trabalho num projeto. É considerado um programa em que todas as atividades estão no caminho crítico, portanto, um atraso em qualquer atividade resultará tanto num aumento de custos da atividade como nos custos de gestão de projeto. O exemplo também pressupõe que você quer saber o custo do trabalho de projeto real incorrido numa base semanal. Isso inclui a adição de custos de gerenciamento de projetos para a atualização semanal.

Na Figura 1 vemos o projeto em que vamos acompanhar os custos de trabalho (labor) de forma semanal.

clip_image002Figura 1

Note que temos três atividades de 5 dias que estão ligadas por meio da relação padrão Finish-to-Start. Estas atividades estão todas no caminho crítico. Temos também uma atividade de nível de esforço de 15 dias para a gestão de projeto. O tipo de duração das atividades não é importante. Porque não estamos a adicionar recursos adicionais, a atribuição de tipos de duração não é importante, e pode ser deixado no padrão, o que para o nosso calendário é Fixed Duration and Units / Time. Além disso, a baseline foi definida. A baseline é apresentada como uma barra amarela no gráfico de Gantt. Além disso, observe a coluna BL Project Labor Cost na Figura 1. Esta é a baseline para os custos do trabalho, e é definida quando a baseline é atribuída.

Status da Semana Um

A Atividade A é progredida como se vê na Figura 2.

clip_image004Figura 2

Ela é concluída durante os 5 dias de trabalho programados. Note que o custo do trabalho real é atualizado automaticamente na Figura 2. O Baseline Prtoject Labor Cost e o ãctual Labor Cost são os mesmos, de modo que a variação é zero. Na Figura 3, o nível de esforço de gestão de projeto é atualizado para refletir os 5 dias de esforço de gestão de projeto.

clip_image006Figura 3

A data date é avançada uma semana como mostra a Figura 4.

clip_image008Figura 4

Status da Semana Dois

A Figura 5 mostra a atualização da atividade B.

clip_image010Figura 5

Esta atividade foi programada para ser completada em 5 dias, mas no final da semana a atividade foi progredida apenas em 60%. Isso reflete-se no custo do trabalho real e remanescente. Os valores do custo do trabalho real para a atividade B tem de ser introduzidos manualmente. Na Figura 6 atualiza-se o esforço de gestão de projeto para refletir 5 dias de trabalho adicional.

clip_image012Figura 6

Depois de avançar a data date, na Figura 7, vemos que a duração At Complete do esforço de gestão de projeto é de 17 dias, mais dois dias dos que o esforço inicial de 15 dias.

clip_image014Figura 7

Digitar manualmente o custo do trabalho remanescente para gestão de projeto, que é de 7 dias de trabalho que custam 5.320 dólares. A variação do cronograma é de 1.520 dólares na atividade de gestão de projeto, o que reflete a duração adicional de 2 dias. Além disso, observe a variação do cronograma de $ 3,648 para a atividade B, que também reflete a duração adicional atividade 2 dias.

Status da Semana Três

Na Figura 8 concluímos a atividade B.

clip_image016Figura 8

Note, de novo, que a variância de agendamento de $ 3,648 para cobrir os dois dias adicionais requeridos para concluir a «atividade B. A atividade C é inciiada na Figura 9.

clip_image018Figura 9

Aqui vamos realizar 60% do esforço em três dias, o que mostra que esta atividade está dentro do orçamento. No entanto, está atrasada dois dias devido ao atraso no cronograma de 2 dias porque a atividade B levou mais tempo do que o planeado. Na Figura 10, atualiza-se o esforço de gestão de projeto.

clip_image020Figura 10

Precisa inserir manualmente os custos de trabalho reais e remanescentes. Digite o custo real do esforço de $ 11,400 de gestão de projeto; o custo inicialmente previsto. Digite o custo de gestão de projeto remanescente de 1.520 dólares, o que representa a duração adicional de 2 dias. Na Figura 11 avança a data date uma semana para o início da semana de quatro.

clip_image022Figura 11

Status da Semana Quatro

Na Figura 12 introduzimos o status para o fim do projeto.

clip_image024Figura 12

A Atividade C, embora atrasada, conclui-se no orçamento depois de 5 dias de trabalho. A atividade de gestão de projeto é de 2 dias mais de orçamento devido ao atraso na Atividade B. Inserir manualmente o custo do trabalho real para gestão de projeto, Figura 13.

clip_image026Figura 13

Este é o custo do trabalho orçamentado para o esforço de gestão de projeto, que é o custo original 11.400 dólares mais dois dias adicionais de trabalho para um custo de gestão de projeto real de $ 12.920. Avançar a data date pela última vez na Figura 14.

clip_image028Figura 14

Observe na Figura 14 que a variância para o esforço de gestão de projeto é 1.520 $, Atividade A $ 0, Atividade B 3,648 $, e Atividade C $ 0. O projeto foi concluído com um custo adicional de trabalho de 5,168 $ como resultado dos dois dias adicionais necessários para completar a atividade B. Assim, o projeto completa-se com dois dias de atraso e 5,168 dólares acima do orçamento.

A vantagem deste tipo de processo de atualização do cronograma é que você pode ver o início de variação de custo a partir das duas semanas. Isso fornece um aviso antecipado para o gestor do projeto, que pode, então, procurar formas para realinhar a programação através de técnicas, tais como a compressão de cronograma de atividades.

Em suma

Logo que as atividades, as relações correspondentes e os recursos foram incorporados ao programa em P6, você está pronto para definir a baseline. Esta inclui tanto as atividades no gráfico de Gantt, bem como os valores em dólares nas colunas da vista da baseline.

As Baselines de custos disponíveis incluem: BL Project Labor Cost, BL Project Material Cost, BL Project Nonlabor Cost, BL Project Expense Cost e BL Project Total Cost. Ao definir a baseline congela-se os valores mostrados nestas colunas de atividade.
As colunas de custo da baseline, juntamente com as colunas de custo real e variância permitem controlar o custo do projeto. Note que quando uma atividade demora mais tempo do que o planeado tem que digitar manualmente o custo do trabalho real para a atividade. Além disso, as atividades se atrasaram terão um custo de trabalho equipe de trabalho para cada dia adicional.

Você também vai incorrer em custos de trabalho de gestão de projeto para cada dia adicional. O esforço de gestão de projeto expande-se contrai-se de acordo com a expansão e contração do caminho crítico. Vamos ter uma visão geral do custo do trabalho do projeto por meio de relatório de custos que inclui B BL Project Labor Cost, Actual Labor Cost, and Variance – BL Project Labor Cost Estes custos de labor podem ser atualizados e reportados numa base semanal, como feito neste post, o que deverá fornecer alerta antecipado suficiente quando o custo do trabalho do cronograma está a desviar do orçamento previsto.

Sem comentários:

Enviar um comentário